terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Dia Internacional da Língua Materna

     Hoje, dia 21 de Fevereiro comemora-se mais um Dia Internacional da Língua Materna. Assim vou deixar-vos aqui um pouca da história deste dia e algumas curiosidades que encontrei e achei que eram interessantes.
     Este dia teve a sua origem no "Dia do Movimento da Língua", comemorado em Bangladesh depois dos conflitos que existiram devido ao Governo do Paquistão ter declarado urdu como a única língua oficial do território, quando a maioria tinha como língua materna bengali. Em Fevereiro de 1952 houve um grande confronto onde muitos estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam em defesa da sua Língua Materna. Em 1999 a UNESCO proclamou este dia e a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu-o formalmente.
     A comemoração deste dia tem como principal objetivo a promoção da diversidade cultural linguística e o alerta para as tradições linguísticas e culturais. Existem quase 7000 línguas faladas em todo o Mundo, contudo, cerca de metade estão em risco de desaparecer e, por esta razão a UNESCO defende o uso da língua materna nos primeiros anos de educação. 
     Segundo os dados estatísticos publicados no site do Observatório da Língua Portuguesa, em 2016, o top 5 das línguas mais faladas no mundo são:
 ❶ Mandarim;
 ❷Espanhol;
 ❸Inglês;
 ❹Português;
 ❺ Hindi.
   
     Existem 9 países com Português como Língua Oficial. São eles: Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, PORTUGAL, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste (dadosda CPLP).
     Por fim quero deixar-vos aqui a maior palavra portuguesa. Tem 44 letras e é o nome dado a uma doença pulmonar que resulta da inalação de cinzas vulcânicas.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose



Sem comentários:

Enviar um comentário