terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Polissemia

     Comprei um jogo de mesa que se chama "Código Secreto". É
jogado por duas equipas que têm como objetivo comunicar com todos os seus agentes secretos antes da equipa adversária e sem comunicar com o assassino. Esta comunicação é feita através da associação de palavras (é difícil de conseguir explicar todo o jogo aqui) e foi ao jogar este jogo que me apercebi desta característica da Língua Portuguesa. Para quem não sabe, a Polissemia é a pluralidade dos significados de uma palavra e desta forma podemos associar uma palavra a coisas distintas. E foi isso que aconteceu quando estava a jogar este jogo com os meus amigos. Enquanto que uns associavam uma palavra a determinado significado, outros associavam a outro e no fim de contas todos estávamos certos naquilo que dizíamos. No fim do jogo, pegámos nas palavras do jogo e tentámos encontrar significados diferentes e sabem o que aconteceu? De facto, ficámos espantados com a imensidão de significados que podem haver para a mesma palavra. Deixando alguns exemplos:
- Nota: Dinheiro, escola, e deixar uma nota (anotar);
- Manga: Fruta, Roupa;
- Cabeça: Parte do corpo, artista principal (cabeça de cartaz);
- Papel: Dinheiro, folha de papel;
- ...
     Muitas das vezes isto acontece porque as palavras são utilizadas também em termos técnicos (rato-animal; rato-hardware) ou porque é usado metaforicamente (pés-corpo humano; pés-mesa).
Existem imensas palavras com estas características que nós utilizamos no dia a dia e nem damos conta (outra palavra polissémica).

Abreijos <3

Sem comentários:

Enviar um comentário